Apresentação - Programas Internos de Bolsas para Discentes / PrG

A Universidade Estadual de Goiás possui um programa próprio de bolsas com diversas modalidades.

Além de serem ferramentas de permanência para aqueles que não têm condições financeiras de se manter no ensino superior, as bolsas e auxílios oferecidos pela UEG estimulam o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, incentivam a produção de conhecimento e oportuniza a participação em projetos de pesquisa, ações de extensão e eventos acadêmicos.

Todas as modalidades de incentivos, são divulgadas por meio dos Editais da Coordenadoria Central de Bolsas.

A Coordenação de Programas e Projetos da PRG é responsável pelo acompanhamento das seguintes modalidades de bolsas e auxílios oferecidos aos discentes da UEG:

Bolsa Monitoria

A Bolsa Monitoria visa subsidiar discentes na superação de dificuldades de aprendizagem por meio de atividades de reforço, promovendo a interação acadêmica entre discentes e docentes. A atividade de monitoria é exercida sob a orientação de um docente, por discentes devidamente matriculados em Cursos de Graduação da UEG que atendam às exigências e condições dos editais de seleção.

São objetivos da Bolsa Monitoria:

• Promover a interação acadêmica entre discentes e docentes;
  • Estimular o desempenho das potencialidades dos estudantes;
  • Subsidiar os discentes na superação de dificuldades de aprendizagem, especialmente os discentes com deficiência;
  • Motivar a produção de novos conhecimentos nas disciplinas que são objeto de monitoria;
  • Conscientizar os alunos da relevância e importância social da atividade acadêmica;
  • Promover a permanência de discentes nos cursos.

Para concorrer ao processo seletivo da Bolsa de Monitoria, o discente deve estar regularmente matriculado em curso de graduação; ter sido aprovado na(s) disciplina(s) que será(ão) objeto da monitoria; ter disponíveis, no mínimo, 8 (oito) horas semanais para o desenvolvimento das atividades de monitoria; ter média geral igual ou superior a 6 (seis); ter entregue o Relatório Final, caso já tenha sido contemplado com bolsa anteriormente.

Clique AQUI para ter acesso aos Editais e aos documentos necessários para inscrição e acompanhamento dos processos de seleção de Bolsas Monitoria.

Fonte: Edital n. 003/2018/CCB - Bolsa Monitoria/UEG

Bolsa Pró-Licenciatura

A Bolsa Pró-Licenciatura destina-se a iniciar os alunos dos cursos de licenciatura na docência, por meio do desenvolvimento de atividades vinculadas ao estágio supervisionado, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura da UEG. Tem como finalidade:

• Estimular o desempenho das potencialidades discentes, em especial, no que se refere à formação de docentes para a Educação Básica, contribuindo para a elevação da qualidade da sua práxis;
  • Promover a permanência de discentes dos Cursos de Licenciatura;
  • Fortalecer os Cursos de Licenciatura, bem como o Estágio Supervisionado, e conscientizar os discentes quanto à relevância social da docência;
  • Promover a articulação entre a UEG e a Educação Básica;
  • Contribuir para a produção de material didático-pedagógico de caráter inovador e a divulgação dessas práticas pedagógicas no âmbito da Educação Básica;
  • Estimular a participação de estudantes das licenciaturas em projetos de pesquisa.

Podem se candidatar à Bolsa Pró-Licenciatura estudantes matriculados nos Cursos Regulares de Licenciatura oferecidos pela UEG, atendendo aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em um curso de Licenciatura da UEG e cursando o Estágio Supervisionado Curricular obrigatório, conforme a legislação vigente; não ter concluído outro curso de graduação; ter disponibilidade de 08 (oito) horas semanais, que serão acrescidas à carga horária mínima exigida pelo Estágio Supervisionado, para exercer as atividades que lhe forem atribuídas; ter média geral igual ou superior a 6,0 (seis); não ter sido contemplado, ainda, no curso de licenciatura que está cursando com a Bolsa Pró-Licenciatura e não acumular esta bolsa com outras vinculadas à UEG; atender à Res. CsU n. 579/2013 que regulamenta a Bolsa Pró-Licenciatura; ter entregue o Relatório Final, caso já tenha sido contemplado com bolsa anteriormente.

Clique AQUI para ter acesso aos Editais e aos documentos necessários para inscrição e acompanhamento dos processos de seleção de Bolsas Pró-Licenciatura.

Fonte: Edital n. 004/2018/CCB - Bolsa Pró-Licenciatura/UEG

Para esclarecimentos, contate a CPP/PRG pelo e-mail: programaseprojetos.prg@ueg.br ou telefone (62) 3328-1175.