Estado de Goiás

PET - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL  

Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o PET – Programa de Educação Tutorial – foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Maiores informações sobre o PET e seu funcionamento em âmbito nacional, podem ser acessadas AQUI no site do Ministério da Educação. 

 

OBJETIVOS

 

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

 

O PET NA UEG  

 

Atualmente a Universidade Estadual de Goiás conta com dois Programas de Educação Tutorial, o PET - FISIO  e o PET - Engenharia Agrícola, apresentados abaixo:

 

PET - FISIO

Curso de graduação vinculado: Fisioterapia

Câmpus UEG: Câmpus Goiânia - ESEFFEGO

Coordenadora e Tutora: Drª. Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga (Currículo Lattes)       

O grupo PET FISIO foi criado e aprovado em 2010 por meio do processo seletivo nacional, sendo formado por um professor tutor e por alunos do curso de Fisioterapia que podem ser bolsistas ou voluntários. Tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao curso de Fisioterapia, proporcionando maiores experiências aos membros e promovendo o desenvolvimento do curso. 

Dentro das atividades promovidas pelo grupo temos: a Recepção dos Calouros do Curso com o objetivo de apresentar a universidade e as oportunidades que o curso oferece; Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial realizado anualmente em parques e praças da cidade de Goiânia- Go; Dia Mundial da Conscientização do Autismo; Outubro Rosa e Novembro Azul como marco para a prevenção do câncer de mama e de próstata; Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional; Premio Goiano de Fisioterapia, dentre outras.

O Prêmio Goiano de Fisioterapia é um dos maiores eventos realizados pelo grupo, teve sua primeira edição em 2015 com o objetivo de homenagear os fisioterapeutas do estado de Goiás em suas respectivas áreas de atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Devido ao sucesso do evento foi realizada a segunda edição em 2016 e a terceira edição em 2018, com proposta para acontecer de dois em dois anos. Para mais informações sobre o evento acesse o site disponível em http://www.premiogoianodefisioterapia.ueg.br/.  

Além de promover atividades, o PET Fisioterapia participa projetos de pesquisa e de extensão em parceria com professores colaboradores do curso com o objetivo de desenvolver habilidades e promover benefícios a comunidade.

Para participar do grupo o aluno deve se inscrever em um processo seletivo realizado pelo próprio grupo com diversas etapas que buscam conhecer as habilidades e o desempenho do candidato, sendo que os selecionados devem permanecer o tempo mínimo de 2 anos para receber o certificado de participação do PET.

Mais informações:

E-mail: petfisioueg@gmail.com

Site: https://petfisioueg.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003404859872

Instragram: https://www.instagram.com/petfisioueg/?hl=pt-br

  

PET - ENGENHARIA AGRÍCOLA

Curso de graduação vinculado:Engenharia Agrícola

Câmpus da UEG: Anápolis - UnUCET

Coordenador e Tutor: Drº. Ivano Alessandro Devilla (Currículo Lattes)

E-mail: peteng.agri@ueg.br

 

 


Para esclarecimentos, contate a CPP/PRG pelo e-mail: programaseprojetos.prg@ueg.br ou telefone (62) 3328-1175.

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás