Estado de Goiás

Pró-Reitora - Profª. M.a Maria Olinda Barreto  

 

     O Projeto apresentado e discutido com a comunidade acadêmica para a Universidade Estadual de Goiás, no período de 2012-2016, possui a meta de consolidar o trabalho acadêmico em busca da excelência. Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Graduação assume um papel fundamental para que a universidade, a partir da inserção regional, cumpra sua missão social de promover a interiorização e democratização do acesso ao ensino superior, garantindo a permanência e a qualidade dos cursos ofertados.
     Dentre os desafios para alcançar as metas e propósitos estabelecidos, destacamos a necessidade da discussão e elaboração coletiva de políticas de graduação que garantam a formação humanística e profissional sólida, que contribua com o desenvolvimento sustentável, inclusão social e melhoria da qualidade de vida do povo goiano. Nesse sentido, faz-se necessário propiciar uma ampla avaliação dos cursos existentes e apoiar a criação de novos cursos que se adequem à realidade e atendam a necessidade dessa formação. Outro aspecto importante a ser encaminhado e coordenado pela PrG será a revisão dos Projetos Pedagógicos dos cursos, tendo em vista adaptá-los às novas exigências do contexto atual e da legislação vigente, principalmente com relação à inserção de temas como diretos humanos, meio ambiente e inclusão, a flexibilidade curricular, mobilidade discente e necessidades específicas do público trabalhador.
     Quanto à garantia de acesso, permanência e qualidade, tornam-se prementes políticas de inclusão que perpassam por ações afirmativas e por um efetivo suporte aos acadêmicos, evitando e/ou diminuindo a evasão, reprovação e propiciando as condições necessárias à construção do conhecimento. Para isso, devem-se aprimorar os programas de monitoria, projetos de estágios supervisionado, atividades complementares, incentivar a realização de intercâmbio nacional e internacional. Outro ponto que deve ser estudado pela PrG no âmbito da garantia do acesso e permanência será apoio às Unidades Universitárias para o acompanhamento e devida assistência aos acadêmicos com deficiências.
     Outro grande desafio da graduação será provocar uma ampla discussão sobre o papel, importância e fortalecimento dos cursos de licenciatura, considerando que a formação inicial e continuada docente é condição indispensável para a garantia da qualidade da educação básica que, por sua vez, apresenta reflexos diretos sobre a própria qualidade do ensino superior.
     Para assessorar, acompanhar e supervisionar os trabalhos das Unidades Universitárias, a PrG deverá estruturar-se criando coordenações, melhorando a comunicação e a interlocução com os gestores, secretarias acadêmicas, coordenadores pedagógicos, de cursos, adjuntos, professores e acadêmicos e, principalmente, apoiando uma política de qualificação e valorização docente.
     Portanto, é na perspectiva do diálogo, da construção coletiva que a Pró-Reitoria de Graduação pretende fundamentar o trabalho nos próximos anos no sentido de contribuir para que a Universidade Estadual de Goiás possa ser cada vez mais uma instituição de referência e excelência

   

Profª. M.a Maria Olinda Barreto

     Pró Reitora de Graduação

             Currículo Lattes

 
 


 

 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás