Curso de editoração científica abre inscrições e fomenta debate sobre publicações

Estão abertas as inscrições para o 23º Curso de Editoração Científica da Associação Brasileira de Editores Científicos. O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de junho, em Goiânia, e conta com o apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG). As inscrições podem ser feitas no site do evento.  Participantes da UEG têm desconto em suas inscrições.

Com o tema “Luz sobre os paradigmas da publicação científica”, o evento é voltado para editores de periódicos, revisores, autores, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, tendo como objetivo discutir o panorama das publicações científicas e as regras exigidas – e atualizadas – pela comunidade científica internacional para esse tipo de produção.

Para formular a proposta, compreendeu-se “paradigma” a partir das ideias de Thomas Khun: de acordo com ele, a resolução de problemas científicos deve ser feita dentro de unidades metodológicas chamadas paradigmas. Estes geram, pois, um “campo de estudo”, estabelecendo normas de racionalidade aceitável a uma comunidade acadêmica. Os paradigmas são, assim, os princípios fundantes de uma Ciência.

O curso discutirá o atual cenário da editoração, bem como as ferramentas de mudança e desafios, em uma programação que contempla palestras e cursos, ministrados por profissionais de renome nacional.

Temáticas

No evento, que ocorrerá no Mercure Hotel, na capital de Goiás, temáticas variadas serão abordadas. Serão desenvolvidos assuntos constantes e clássicos à área –  como o processo de revisão de manuscritos, os tipos e as estruturas de artigos científicos, a integridade e a ética na publicação científica, os critérios para indexação e a detecção de plágios em trabalhos. Além deles, existirão também abordagens extremamente contemporâneas e atuais,  como o uso das mídias sociais na divulgação científica e as discussões sobre os atuais cenários tecnológicos na propagação das ciências.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento. Nele também constam a programação completa e os valores das inscrições.

Notícia publicada em 22/04/2015