Estado de Goiás

Professores e bolsistas da UEG participam de eventos sobre preservação digital  

Seminrio_e_Encontro__Sispub2

Professores e estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram do 3º Seminário internacional de preservação digital e do Encontro de usuários de sistemas de publicação (Sispub). Os eventos foram realizados no dia 3 de maio, no auditório da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

O seminário teve como objetivo promover o intercâmbio de informações e experiências entre parceiros e usuários, com vistas a fortalecer a preservação digital no Brasil e na América Latina, por meio do uso de tecnologias, e ainda a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela rede.

Já Sispub foi concebido para viabilizar a troca de experiências e o intercâmbio de ideias entre usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica, tecnológica, administrativa, governamental entre outros. O seminário e o encontro contaram com palestrantes do Brasil, México, Canadá e dos Estados Unidos

Preservação digital
Para a professora Elisabete Tomomi Kowata, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, de Anápolis, eventos como esses proporcionam, principalmente aos bolsistas, acesso às discussões sobre publicação científica e a importância da preservação digital das informações produzidas pelas instituições, além da formação para a vida acadêmica e profissional.

“Eles serão os próximos difusores e gerenciadores de conhecimento”, prevê Elisabete, que é ainda coordenadora de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) e de Gestão do Programa Institucional de Iniciação à Docência da Pró-Reitoria de Graduação (Pibid-PrG).

Participaram ainda do seminário e encontro as professoras Maria Aurora Neta e Maria Goretti Carvalho, editoras da Revista Ícone do Câmpus São Luís de montes Belos da UEG. Os alunos são bolsistas de Desenvolvimento Institucional – Apoio às atividades de revistas científicas.

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 11/05/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás